sábado, 21 de maio de 2011

A Valquiria





No Grande Auditório da Gulbenkian passa uma récita de A Valquíria, de Wagner, a primeira jornada da tetralogia do Anel do Nibelungo, transmitida em diferido da ópera de Nova Iorque. A Valquíria é, para abreviar, a mais poderosa metáfora sobre o fracasso pessoal e colectivo, ou seja, aquele que vai da ambição à renúncia. Não podia vir mais a propósito de tudo.


Bryn Terfel, Deborah Voigt, Jonas Kaufmann, Eva Maria Westbroek, Stephanie Blythe, Hans Peter König. 2011. Met. Direcção de James Levine.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Leipzig lembra com festival o centenário da morte de Mahler


O Festival Internacional Mahler 2011, é celebrado entre 17 e 29 de maio, contará com maestros como o finlandês Esa-Pekka Salonen, o russo Valeri Guerguiev, o canadense Yannick-Nézet-Séguin e os italianos Daniele Gatti e Fabio Luisi.

Entre as orquestras que estarão presentes destacam-se a Filarmônica de Viena, a de Nova York, a Sinfônica de Londres, a da Rádio Bávara, a Staatskapelle de Dresden, a Real do Concertgebouw, entre outras.

Durante o festival serão tocadas todas as sinfonias de Mahler assim como outras obras do compositor austríaco.

Após os concertos, o público poderá se reunir com os músicos e assistir a um extenso programa de conferências e leituras.

O festival é celebrado por ocasião do centenário de sua morte, em 18 de maio de 1911.

Mahler chegou a Leipzig no verão de 1886, aos 26 anos, e trabalhou durante algum tempo como maestro assistente da orquestra dessa cidade alemã.