sábado, 22 de outubro de 2011

Bicentenário do nascimento de Franz Liszt

Os 200 anos do nascimento de Franz Liszt que hoje se completam, são celebrados em Lisboa com o pianista Eldar Nebolsin a interpretar os dois concertos para piano com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Concerto às 21:00 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) é dirigido pelo maestro Jaime Martín, e além dos dois concertos para piano do compositor húngaro, serão interpretadas peças dos seus contemporâneos Anton Bruckner - a Marcha, em Ré menor, e "Três peças para orquestra" -, e Richard Wagner - "Idílio de Siegfried"-.

O concerto de hoje inicia um ciclo no CCB que inclui a integral dos "Anos de Peregrinação" ("Années de Pèlerinage"), pelo pianista franco-canadiano Louis Lortie, no dia 29 de outubro, e a interpretação da Sonata em si menor por António Rosado, no dia 19 de novembro.

Também hoje em Lisboa, no Palácio Foz às 18:00, a pianista Teresa da Palma Pereira tocará peças de Liszt mas também de Bach, Osacvar da Silva e Schumann.

Franz Liszt nasceu em 1811 em Raiding, uma pequena vila boémia da Hungria, mas a sua nacionalidade tem sido alvo de aceso debate científico.

O compositor considerava-se húngaro, apesar de não ser o húngaro a sua língua materna, e viajou sempre com passaporte do Reino da Hungria.

"Criança prodígio", veio para Viena, capital do Império Austro-Húngaro, para estudar piano com Czerny, teoria musical com Salieri e conhecer Beethoven, disse o musicólogo Rui Miguel Leitão.

O compositor esteve em Lisboa entre 15 de janeiro e 25 de fevereiro de 1845, tendo tocado num baile num prédio da calçada da Estrela, entretanto demolido, e segundo relata o Diário de Notícias, foi muito concorrido tendo comparecido vários músicos do S. Carlos e das bandas Municipal e de Infantaria 16, e os cantores líricos Rossi-Caccia, Albertini, Tamberlik e Cibatti.

Sem comentários: